quarta-feira, 29 de maio de 2013

Pedaços do ser que me anima #1


Há qualquer coisa neles que me fascina. Que me faz perder a racionalidade. Com o meu, os dos outros e os de ninguém. Não há gato com que me cruze que não me aqueça o coração. Que não me arranque sorrisos e ternuras. E, sempre que possível, lá vou eu de mão solta e palavras meigas, nivelando a minha altura para me elevar à sua condição. Se, por mero acaso, alguém presenciar o momento e soltar o costumeiro "olha que o bicho pode ter doenças!", é certo, sabido e sem esforço que é brindado com um olhar reprovador ao bom estilo "doenças tens tu e é, certamente, na cabeça!".
Os gatos são senhores do tempo. Possuem, como mais nenhum outro ser, o dom do usufruto pleno do momento. Seja nas regaladas sonecas, no repouso sob o calor do sol, nas aprimoradas sessões de alindamento (e quanto brio, Deus meu!), nas fugas nocturnas ou nas brincadeiras e piruetas que uma simples folha varrida pelo vento lhes arranca.
O gato é fiel, mas nunca subserviente. É folgazão, para no momento a seguir pedinchar colo para dar carinho. É adepto do paparico, porque é a sua maneira de devolver o que pede. Mestre na arte do ócio e da contemplação, em geral. Bon vivant, passeia-se cheio de garbo, sempre feitio, nunca defeito: é da sua natureza. Reconhece-nos, humanos, como seres superiores em dimensão, mas iguais em estatuto. Fica porque quer, porque gosta, porque se sente em casa e seu membro pleno. É amigo em estado puro, mais racional que os ditos "racionais".
Não é companhia para qualquer um. Há que enterder-lhe os meneios, os jeitos e o carácter. Talvez, advogo, ter índole de gato na alma. Levar em nós o muito que neles admiramos.

4 comentários:

  1. É tal e qual.. Deve ser por isso que a minha é a "pessoa" mais fotografada cá de casa, coisa mai'linda da sua dona (sim, ainda por cima falo com ela como se fosse uma criança, uma estupidez, mas é irresistível) :)

    ResponderEliminar
  2. Por cá também, Sílvia. Tantos na questão das fotos, como no falar hehehe
    É uma pessoa com forma de gato! ;)

    ResponderEliminar
  3. Eu assino por baixo.
    Gostava de ter mais de gato que de humana... de certeza que seria uma pessoa ainda mais feliz.

    ResponderEliminar