sábado, 27 de abril de 2013

Pára, escuta e olha: a linha também é Tua!

Já tinha o dvd em casa praticamente desde que foi lançado. Contudo, apenas ontem foi o momento de sentar e ver o excelente documentário de Jorge Pelicano, intitulado "Pare, Escute, Olhe", dedicado à linha do Tua. Para quem não sabe, esta linha, inaugurada em 1887, tem vindo a ser, sucessivamente, estropiada, sendo que a machadada final advém com a construção de uma barragem que irá submergir, parcialmente, a via férrea, bem como destruir toda a biodiversidade de um dos últimos rios da Europa em estado selvagem. Há uma petição em curso, que podem assinar aqui

Voltando ao documentário, digo-vos que foi com um constante sentimento de revolta, de raiva, de frustação, de impotência e de tristeza, que vi a destruição de um património único e de valor incalculável. E que foi com uma imensa dor de alma que testemunhei a falta de esperança no olhar dos habitantes deste vale, despojados de um meio de transporte vital nas suas vidas quotidianas. Tudo em nome de um progresso e desenvolvimento anunciados, que mais não são do que de pura ganância e jogos de interesse e poder. 


"O comboio, este comboio, morreu enforcado por uma gravata. Uma gravata de lei". 
(Jorge Laiginhas) 

Não é somente este comboio que morre, enforcado por uma gravata. Todo um país padece às mãos de cegos e maus decisores. E, por este Tua não ser uma realidade isolada, é que o desconforto ao fundo do estômago parece querer perpetuar-se por cá.

Sem comentários:

Enviar um comentário