quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Dias que se fizeram assim #5

 (fonte atribuída assim que descoberta)


Acompanhei em directo a despedida de Bento XVI da Santa Sé e a sua partida para Castelo Gandolfo, com lágrimas a bailar nos olhos e um grande nó na garganta. Confesso que nunca pensei que tal me viesse a acontecer. Enquanto o helicóptero se afastava do Vaticano, levando consigo o Sumo Pontífice, constatei que esta despedida me estava a custar mais do que a despedida terrena do seu antecessor, João Paulo II. Coisa que nunca admitiria e suporia aquando da sua eleição (e, em boa verdade, durante muito tempo depois). Bento XVI deu-nos, não só ao longo destes dias depois da surpreendente resignação, como ao longo do seu pontificado, um grande exemplo de coragem, humildade, serenidade e sapiência. Com esta atitude plena de lucidez e amor à Igreja, conquistou o meu respeito e admiração. Sem dúvida, um grande homem e um grande testemunho de fé.
Obrigada, Bento XVI.

6 comentários:

  1. Deve ter sido um momento muito bonito e emocionante. :)

    ResponderEliminar
  2. Para mim, enquanto católica, foi um momento muito tocante.

    ResponderEliminar
  3. Penso que se tivesse no Vaticano sentiria o mesmo, mas aqui tão longe e como nunca "consegui" Gostar de Bento XVII como gostava do João Paulo II.
    Estar em Fátima já me faz sentir de uma maneira unica, no Vaticano nem consigo imaginar....

    ResponderEliminar
  4. Pinta, bem-vinda aqui também! Que alegria :)

    Bento XVI foi uma desilusão aquando da eleição, confesso. Nunca simpatizei com ele, mas desde que veio a Portugal comecei a mudar de opinião. E quando soube da resignação, passei a admirá-lo. Acho que foi um gesto pelo de nobreza. Ganhou o meu respeito.
    Estive em Fátima muito recentemente... É sempre tão bom! :)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. Mesmo assim não me conquistou, continuo uma devota ao João Paulo II que era tal como eu uma devota da Nossa Senhora de Fátima.
    Por falar nisso também lá fui este fim-semana!

    ResponderEliminar
  6. João Paulo II será sempre O papa, Gaby! ;)
    Temos de combinar um fim-de-semana aí em baixo e vamos lá as duas! :)
    Beijos.

    ResponderEliminar